segunda-feira, julho 24, 2006

"O que aprendi enquanto emagrecia 50kg"

Este texto é baseado no site www.dwlz.com uma comunidade de segudores do VP no Canadá, quem deu a dica (e traduziu) foi a Flavia, participante da comunidade do VP na internet.

Ha 11 meses, eu pesava 208 kg, e minha mulher, menos que 100, mas ela nao estava feliz com seu peso. Entao, logicamente, de nos dois, minha mulher comecou o programa do VP e eu nao. Da boca pra fora, eu a acusava de "comer sopa de pedregulhos". No fundo, eu estava com inveja do fato que ela tinha o auto-controle necessario para perder peso e eu, nao. Eu comecei a sentir sinais que o meu peso comecava a prejudicar minha saude. Nao encontrar mais roupas nem na loja especializada para tamanhos maiores, pes doloridos, varizes, pressao alta, etc. Aos 40 anos, eu literalmente tinha um pe na cova. Entao eu comecei a ler algumas das frases "bobas" de motivacao que minha esposa adotava - tais como "um dia por vez, sem culpas e em frente", "se voce vai comer, anote" e "se voce fizer o que sempre fez, tera os mesmos resultados que sempre teve. Comecei a ler as historias de pessoas bem-sucedidas e tambem as das pessoas nao tao bem-sucedidas, mas que tambem estavam se esforcando e que contavam com a ajuda e torcida das pessoas da comunidade. Entao eu decidi comecar. Depois de 6 meses no programa, eu tenho o prazer de poder dizer que perdi quase 50 kg. Agora, mesmo tendo perdido 5% de uma tonelada, eu ainda estou mais longe da minha meta agora (72 kg) do que a maioria dos iniciantes em seus primeiros dias no programa, mas eu nao estou preocupado com isso. "Um dia de cada vez, sem culpas e em frente". Mas eu queria passar adiante cinco coisas que, espero, vao ajudar aqueles que estao batalhando como eu estou.
1) Sim, eu sou um homem, e sim, eu perco peso mais rapido do que a maioria das mulheres. Ninguem deve medir o resultado de seus esforcos comparando-os com os de ninguem. Perder meio quilo por semana parece pouca coisa, mas isso acumula em mais de 50 kg no curso de dois anos. Nao se preocupe com o tempo que vai demorar pra vc atingir sua meta, porque o programa do VP nao eh uma dieta. Eh, espera-se, uma mudanca permanente a maneira que comemos e enxergamos comida. Entao mesmo que vc esteja na manutencao, pode contar em fazer isto pro resto da sua vida. Eu tenho este plano.2) Quando voce corre uma maratona, nao importa se voce demorou 5 minutos pra correr o vigesimo-quinto quilometro, ou se voce demorou 25 minutos. O que eh importante eh que voce continue seu progresso em direcao a linha de chegada. Isto tambem eh verdade aqui. Se voce TEM QUE COMER um bolo de chocolate com uma bola de sorvete de creme, calda, chantilly, nozes e uma cereja, va la e peca. Depois de comer uma colherada ou duas, de o resto pra quem estiver a sua volta na mesa, ou apenas coma o suficiente pra matar a vontade. Se voce comeu o troco inteiro, voce comeu o troco inteiro. Levante da mesa, espane a poeira da bunda e continue correndo em direcao a linha de chegada. Nao abandone a corrida apenas porque sua velocidade diminuiu, porque voce vai se encontrar com uma versao ainda mais magra e bonita de voce na linha de chegada.
3) Se voce tem MUITO peso pra eliminar (o que eh relativo), pra comecar, procure descobrir o que fez voce ganhar este peso no passado e tente mudar seu comportamento. Pra mim, foi eu ter ficado preso em um edificio em chamas ha doze anos e ter quase morrido na epoca em que meu primeiro filho tinha apenas 2 semanas de idade. Eu engordei quase 60 quilos nos 3 anos seguintes ao incidente. Eu passei muitos meses em terapia, reconheci e dominei meu problema de ansiedade, e agora eu nao meto tanto a cara na comida quando estou ansioso. Muitos de nos (mas nao todos, claro), que comemos demais, usamos comida muito semelhantemente a maneira que alcoolatras usam alcool. Aborde seus problemas reais e nao procure anestesia-los com aquele pote de Haagen Dazs.4) Eu adoro e aprecio quando recebo elogios, mas meus melhores elogios veem de dentro. A cada algumas semanas, eu visto minha calca tamanho 74 e ainda tenho espaco pro meu filho de 2 anos dentro dela. Um dia, eu imagino tirar uma foto de familia com meus 4 filhos e minha esposa dentro destas calcas. Nao se preocupe com o que as pessoas dizem ou nao sobre o quanto voce perdeu. Perca peso pra voce mesmo e fique feliz com a maneira que VOCE se sente quando sobe na balanca ou experimenta novas roupas.
5) Se a balanca parar (estagnar), de uma ajuda bebendo MUITA agua, fazendo BASTANTE exercicio extra - e nao necessariamente extenuante, mesmo andar a passo acelerado vai ajudar - e fique dentro de seus pontos. Gordura pode ser resistente, mas se voce for MAIS resistente, voce vai vencer.6) Eh, eu disse que seriam 5 observacoes, mas eu sou um advogado, e nao consigo parar de falar. Quando eu sinto que estou muito perto de perder o controle ou atacar alguma comida que tenha muitos pontos (veja numero 2 acima), eu combino comigo mesmo que eu absolutamente posso E VOU comer o que eu quiser, DEPOIS de beber dois copos inteiros de agua (de meio litro cada). O engracado eh que em cerca de 80% das vezes, no momento que eu terminei de beber a agua, eu estou ou cheio demais pra atacar a comida, ou o desejo simplesmente passou. Esse plano mental economizou-me muitas calorias nos ultimos seis meses.Bem, eh isso. Agora vou me dedicar a perder os proximos 50 kg. Eu dedico meus primeiros 50 kg a cada um de voces que me encorajaram a seguir em frente, sofreram comigo e mostraram que atraves da perseveranca e de andar na linha, eu tenho uma boa chance de ver minhas criancas crescendo nos anos que virao.Seu amigo, Scott R.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dany!!!
Fui lá nos Vigilantes e me inscrevi!!! Começo amanhã!!! Minha meta inicial é perder 12 kg...vamos ver no que dá!!!
Obrigada pelas dicas!!!
Beijos, Ana Lucia

Anônimo disse...

Dany, acabei de beber 2 copos dágua, rsrsrs vivendo e aprendendo....

Monica Colocci disse...

Oi Dani, adorei o texto...se puder depois manda ele pra mim. Adorei seu blog e vou te linkar lá no meu.

Beijos

Monica