quinta-feira, julho 20, 2006

Manter a forma comendo bem? Como assim?


Muito tem se falado sobre o livro de Mireille Giuliano "As mulheres francesas não engordam". Então, resolvi dar um parecer sobre ele.
Dia desses estava assitindo "Dr. Dieta" na Discovery. Nele, a apresentadora mostrava para uma típica gordinha americana (imagine uma típica gordinha americana de bochechas rosadas e tal... tenho certeza de que a mulher era idêntica a esta que você imaginou...que fique bem claro, eu tb sou gordinha e isso não é um deboche!). O livro de Mireille tem, exatamente esta finalidade, mostrar aos norte americanos o quanto a alimentação francesa é mais saudável e adequada do que a dos americanos! Neste mesmo programa, a apresentadora sai às ruas e pergunta o que as americanas acham das francesas e da sua (das francesas) alimentação.
O livro defende que a alimentação deve seguir princípios de equilíbrio e, de maneira alguma cair no tédio...
A refeição deve ser um ritual, que inclui passar no mercado diariamente para comprar ingredientes fresquinhos. Comer muitas frutas e legumes, evitar produtos artificiais, não comer em frente à TV, não pular refeições, beber muita água, subir escadas, trocar o exercício pelo passeio nas ruas e não se pesar demais na balança (mas se medir de acordo com as roupas) são outras medidas sugeridas pela autora.
Valorizar o que se come – seja saboreando pequenas doses de pão e chocolate, dividindo a sobremesa ou tomando champanhe (que a autora nos avisa que acompanha bem quase tudo, numa nítida defesa do seu emprego, com direito a mea culpa) – parece ser o segredo das mulheres francesas.
Inclusive o incentivo ao consumo de chocolates com 70% de cacau (leia post anterior) fazem da dieta proposta pela autora uma alternativa altamente tentadora...

As mulheres francesas não engordam
Mireille Giuliano
Editora Campus

Nenhum comentário: